FC&F de ontem. Quem fez o que e quando.

Pretendo dar uma turbinada no meu blog, propondo um espaço diferente, dedicado à nossa FC&F. Biografias e entrevistas nos moldes tradicionais, apresentando ao fandom contemporâneo aqueles que ajudaram a construir as bases da nossa literatura de gênero.

Já li e escutei várias vezes que o que passou, passou. O que importa é o agora e o amanhã, em projeções futurísticas geralmente ególatras. Já li gente dizendo que nunca leu esse e aquele autor do passado e que não tem interesse nenhum em fazê-lo. Que esse e aquele trabalho de antigamente nada ou quase nada pode acrescentar ao que fazemos hoje.

Fico horrorizado quando leio e escuto coisas assim. Trata-se de flagrante desrespeito ao nosso gênero literário. Um comportamento desprezível. A literatura está acima de opiniões equivocadas como essas.

Meu principal objetivo é contatar autores vivos, mesmo que voluntariamente exilados. Entrementes, dar um panorama geral daquilo que fizeram outros já falecidos. Claro que não vou conseguir fazer tudo sozinho e recorrerei a algumas pessoas para que me ajudem na realização das Bios. Nem manterei uma frequência determinada, com datas certas de publicação de cada entrevista. Não há compromisso nenhum nesse sentido. Os trabalhos serão postados na medida em que conseguir completá-los.

Sei que para contatar alguns vou precisar contratar um detetive particular dos bons.

Assim, tentarei tornar redivivo – mesmo que pela duração de uma única postagem – alguns autores cujos trabalhos tiveram fundamental importância em suas épocas.

Desejem-me boa sorte. Acho que vou precisar.

Tags: , ,

23 Respostas to “FC&F de ontem. Quem fez o que e quando.”

  1. Miguel Carqueija Says:

    Tibor, já li muitos autores do passado e até resenhei alguns (como J.M. Macedo, “A luneta mágica”). Se precisar de mim, é só falar.
    abraços
    Miguel Carqueija

  2. Enio Myrddin Says:

    Boa sorte!
    Já estava em tempo de alguém se propor isso.
    Aguardo ansioso a primeira postagem.

  3. Douglas Quinta Reis Says:

    Oi Tibor

    Parabéns! Acho uma ótima iniciativa. Acho interessante conhecer o processo pelo qual as coisas chegaram a ser como são, no caso FC & F.

  4. Parreira Says:

    Difícil compreender o hoje sem saber o que fizeram (e o que passaram) os autores de ontem. GRande iniciativa. E estímulo tb. Muita gente que anda por aí meio esquecida pode voltar à tona.

  5. Fabio Lazzari Says:

    Excelente e interessante iniciativa!! 🙂
    Abraços de Boa Sorte.
    T+, Fabio [Leto Orpheus] Lázzari

  6. Daniel Borba Says:

    Excelente ideia,Tibor. Sabe que pode contar comigo, né? Abraço!

  7. Alvaro Domingues Says:

    Parabéns!
    Iniciei, despretenciosamente um garimpada em busca de autores do passado em sebos para resenhá-los no blog do Pai Nerd. Creio que quem pode dar-lhe algum subisídio é o pessoal do anuário, que mantém alguns contatos com gente do passado. O Roberto Causo também.

  8. Roberto Belli Says:

    Parabéns, Tibor! Ideia inteligente e necessária. Estarei acompanhando suas publicações como sempre! Abração.

  9. mhelband Says:

    Ótima ideia ,Tibor. Se precisar eu tenho um contato do Paulo Fernandes ( quem me passou foi o Fabio) e um mais antigo do Ivan Carlos Regina quando ele foi da Oficina de Escritores ( não sei se o mail e o telefone ainda são os mesmos) Os dois são excelentes autores e andam meio afastados, especialmente o Paulo. O Ivan é uma figura antológica pois foi o autor do manifesto antropofágico da FC do Brasil.

    abração,

    Helena

    • Tibor Moricz Says:

      Que legal, Mhel! Mande pra meu e-mail os contatos deles. Apreciarei muito a sua ajuda. 🙂

  10. Tibor Moricz Says:

    Com tanta gente se propondo a colaborar e elogiando a iniciativa, só posso dizer um coletivo: MUITO OBRIGADO!
    Vou cobrar de cada um uma migalha de ajuda. Começa com: Quem tem o contato do Roberto Schima? Estou atrás dele para entrevistá-lo. Ficarei muito grato a quem puder solucionar esse misterioso desaparecimento.

  11. Tweets that mention FC&F de ontem. Quem fez o que e quando. « -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Antonio Luiz MCCosta and tmoricz, tmoricz. tmoricz said: FC&F de ontem. Quem fez o que e quando.: http://wp.me/pAp8d-KR […]

  12. Roberto de Sousa Causo Says:

    Sendo eu mesmo — assim como o Carqueija e um punhado de outros — um “autor do passado”, só tenho elogios à iniciativa.

    E lembro que muitos autores de hoje estão seguramente a caminho de se tornarem “autores do passado”, já que todos nós viajamos para o futuro a uma velocidade de vinte e quatro horas por dia. Se alguém não está disposto a olhar para trás e entender e valorizar o que veio antes, fica difícil supor que os leitores de amanhã estariam dispostos a olhar para o que está sendo feito hoje.

    Quanto ao Schima, que anda sumido há muitos anos, eu também gostaria de estabelecer contato com ele. Gumercindo Rocha Dorea tem um romance dele pronto para lançar, mas não consegue porque o sujeito sumiu.

  13. Marcello Branco Says:

    Posso estar errado, mas pelo que sei o exílio do Schima foi voluntário. Por motivos pessoais e/ou desavenças com algumas pessoas do fandom, ele abandonou o gênero. Tentei entrevistá-lo no “Megalon” por volta de 1999 ou 2000 e ele me respondeu dizendo que “o considerasse morto”, em termos literários. Quem sabe alguém não possa “ressuscitá-lo”?

  14. Marcello Branco Says:

    Tenho um endereço da época em que tentei entrevistá-lo. Vou lhe enviar em seu e-mail pessoal, Tibor.

  15. Flávio Medeiros Says:

    Eu até que não me considerava “do passado”… até observar a movimentação da nova galerinha no último Fantasticon. É, tempus fugit… rs*
    Beleza de iniciativa, Tibor!

  16. Afonso Luiz Pereira Says:

    Excelente iniciativa, Tibor! Acho muito interessante resgatar nomes que fizeram a história da FC brasileira. Fico muito curioso em relação ao “Clube de Leitores de Ficção Científica”, onde muitos deles conseguiram notoriedade num tempo em que a Internet, como a conhecemos hoje, só existia nos contos de FC.

    De Roberto Schima, por exemplo, teria a maior satisfação de saber como foram os dias que precederam e os que se passaram após ele vencer em 1º lugar o “Prêmio Jerônimo Monteiro”, promovido pela Isaac Asimov Magazine. Parece que ele foi o ilustrador do livro “Orador dos Mortos”, de Orson Scott Card. Então, o cara deve ter muita história pra contar.

  17. Saint-Clair Stockler Says:

    Não se esqueça da Dinah Silveira de Queiroz, please. Adoro os contos de FC dela!

  18. mhelband Says:

    Mandei pro seu endereço do hotmail os contatos do Zé Fernandes que cismo de chamar de Paulo hehe Ele era o representante do CLFC no Rio no tempo do rascunho da Bíblia e um ótimo escritor, além de fazer a crítica dos contos do Somnium alternando com o Fabio Fernandes. Vou procurar os do Ivan Regina.

  19. ivan carlos regina Says:

    estou à tua disposição, grande tibor.
    abraço do ivan carlos regina

Deixe um comentário