Paradigmas 3 – Comentários

paradigmas3

Terminei o último livro da série que não tem prazo para acabar. Já que não creio ser necessária uma nova apresentação desse projeto, passo diretamente aos comentários, que, sei, é o que procuram aqui.

Baby Beef, Baby – Richard Diegues

Não sou fã desse gênero específico, mas não posso negar o ritmo frenético e a impossibilidade de abandonar a leitura até o final. Muito bom, o conto.

O Mito da Fecundação – Ludimila Hashimoto

Terminei sem saber se o conto abriu meu apetite ou se me enfastiou. Achei-o interessante, mas me pergunto para que alcachofras onde não se come mais que chá, café, sopa (talvez de alcachofra?), pão com pasta de frango, água e pasta de peixe.

Reminiscências de Um Mundo Verde – Ronaldo Luiz Souza

Um conto belo, comovente e assustador. Um presságio? Espero que não.

O Animal Morto – Saulo Sisnando

Este conto é um caso extraordinário. Não posso me conter. É tão ruim, que dói. E tão mal escrito que me pergunto se os organizadores o leram. É um trabalho que compromete a seriedade do projeto e coloca o poder de avaliação dos organizadores em xeque.

Lamentações de Jeremias – Lúcio Manfredi

Este conto me faz pensar se receberei a visita do Saulo Sisnando com um teleportador, pronto para me teleportar para o condomínio onde porcos invisíveis roncam pelo quarto e onde menininhas de 7 anos cavam buracos de 40 centímetros no solo duro apenas com as frágeis e delicadas mãozinhas. Tenho medo da menina! O porco, como no jantar.

Ah, o conto do Manfredi é bom. Como não poderia deixar de ser.

Esperança Corrompida – Leandro Reis

Porque a água enfraquece os moradores assim que passam pelos limites estabelecidos da cidade? Pude até buscar esta resposta em exercícios de adivinhação, mas ela precisaria estar explicada na história. Fora isso, o conto é bom.

Em Berço Esplêndido – Camila Fernandes

Legal. Agora sei mais da cidade de Bofete que grande parte dos moradores.

Choque de Civilizações – Marcelo Jacinto Ribeiro

Fiquei com dó dos duendes e torci o tempo inteiro para o senhor Darling ser morto por eles. Conto mais ou menos.

Hatzemberger – Davi M. Gonzales

Putz!! Este conto valeu a do Sisnando. Muito bom. A do Sisnando é pouco… valeu toda a coletânea. Quero o autógrafo desse autor no livro.

O Cavaleiro e o Senhor do Inverno – Gianpaolo Celli

Um conto bacaninha. Este é um universo que parece não oferecer mais novidades. Juro, pagar para publicar um conto Arturiano me parece completo nonsense… Perde-se grande oportunidade para extrapolar.

(Digo isso, mas contos anteriores mostram que também há espaço para fazer coisas piores que contos Arturianos)

Velha Remington – Wolmyr Alcantara

Um conto interessante, mas nem um pouco original.

De Vento em Pedra – Viviane Yamabuchi

A Viviane me fez enxergar períodos de minha própria vida neste conto. Mostra também que basta ser mulher – fada ou humana – para tornar-se “Fúria”, entidade presente em todas as tramas que unem homens e mulheres na ficção e fora dela. Gostei bastante.

O Homem Bicorpóreo – Hugo Vera

Já havia lido este conto no concurso da comunidade de FC. O considerei o terceiro melhor na ocasião. Ainda continua muito bom.

Tags: , ,

9 Respostas to “Paradigmas 3 – Comentários”

  1. Saint-Clair Stockler Says:

    Fiquei curiosíssimo pra ler o conto “Hatzemberger”. E, claro, o conto de Ludmila Hashimoto e o de Camila Fernandes, que acho excelentes autoras!

    • Camila Fernandes Says:

      Saint, valeu pela parte que me toca! Espero que você curta o conto – eu não entendi se o Tibor gostou ou desgostou, rs. Está bem diferente do que eu costumo escrever.

    • Ludimila Says:

      Obrigada pelo interesse, Saint. Quem sabe você explica pro Tibor a parte que ele não entendeu 🙂

  2. Huguinho Says:

    E o interessante é que essa é uma versão “sutilmente” extendida, que a apresentada no concurso da Comunidade FC… E pelos comentários que já recebi, parece que realmente ficou melhor assim.
    😉

  3. Viviane Yamabuchi Says:

    Olá, Tibor!
    Obrigada pelo comentário!!
    Fico feliz por você ter gostado!!
    Abraços

  4. Ludimila Says:

    Obrigada pelo feedback, Tibor!

Deixe um comentário