Eu, Deus e o Demônio no metrô. Frente a frente.

Biblia e vampiro

Peguei o metrô recentemente, na estação Jabaquara. Entrei tranqüilo já que o horário era adiantado, escolhi o banco onde queria sentar e me acomodei. Observei as pessoas que entravam; quase todas soturnas, mergulhadas em pensamentos, mensurando problemas pessoais (todos nós os temos em maior ou menor grau e não vejo um lugar melhor para pensar neles que num vagão de metrô, ao balanço das composições).

À minha frente se sentou um homem negro de terno cinza barato. Sapatos gastos, gravata preta com uma estampa desbotada do Mickey. Trazia nas mãos a Bíblia. Capa preta, de couro. Letras douradas. Ele se ajeitou com certa circunstância, demonstrando alguma altivez. Ajeitou os óculos e abriu o livro numa página qualquer.

Observei esse homem lendo, compenetrado, sem nenhum pensamento senão o de chegar logo ao trabalho.

Pouco antes de tocar a campainha e fecharem as portas, entrou um jovem esbaforido. Camiseta regata, fones de ouvido, calça jeans e tênis Penalty. Sentou-se ao lado do homem religioso, sem nenhuma circunstância, demonstrando nenhuma altivez. Quase que se jogou sobre o banco.

Trazia nas mãos um livro de Anne Rice. O vampiro Lestat. E o abriu num sem cerimônia ultrajante, quase esfregando a capa no rosto do homem, que torcia os olhos, assustado.

Fui arrebatado pela visão. Um fingia não se dar conta do outro. Fingiam não se ver. Não se perceber naquele estreito banco. Mas se entrechocavam ruidosamente e só os mais atentos podiam perceber a luta dantesca que travavam.

Não sei quem foi o vencedor, se houve um. Desci antes disso.

Mas o episódio me mostrou que as fronteiras entre mundos estão cada vez mais tênues. E o confronto que o apocalipse bíblico prega talvez já tenha começado.

Vou correndo sentar na primeira fila.

Anúncios

Tags: , , , , ,

7 Respostas to “Eu, Deus e o Demônio no metrô. Frente a frente.”

  1. fabiano Says:

    Isso aconteceu comigo, tava com o Deuses Americanos na mão e um mormom sentou do meu lado…a diferença foi que ele começou a pregar pra mim…

  2. Francisco Martellini Says:

    Excelente texto! Vc tem uma ótima capacidade de observação!

  3. Daniel Moricz Says:

    O Rapaz, aliás, fez uma excelente escolha… o Vampiro Lestat é fabuloso… já a bíblia é uma faca de 2 gumes… um grande livro da história da humanidade para quem sabe lê-la… e um monte de bobagem para quem quer ser bitolado!

  4. Daril Says:

    Meu caro Tibor, realmente o apocalipse bíblico já teve início. Mas creio sinceramente que ainda resta algum tempo prá deboches. No entanto, e com certeza, nossos netos e bisnetos não acharão nada divertido.
    Grande abraço!

  5. fabiano Says:

    O apocalypso

  6. joão sebastião bastos Says:

    Estatísticamente, é quase uma raridade: duas pessoas no mesmo banco de metrô, lendo livros e o país não é a França. Salve !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: