Contos Imediatos – Sai a capa.

CAPA Contos Imediatos2

Faltam pouco mais de dois meses para o lançamento da antologia Contos Imediatos, organizada pelo Roberto de Sousa Causo, com a retaguarda da Terracota Editora. A capa reúne, curiosamente, todos os elementos clichê que caracterizam o gênero, mas não cai no lugar comum. Destaca-se por apresentar uma arte com estilo de HQ, bastante atrativa. Gostei muito do trabalho.

Será na Martins Fontes, dia 28 de novembro de 2009, das 15 às 18h30.

Os autores são: Luiz Brás, Ataíde Tartari, Sidemar V. de Castro, Ademir Pascale, Miguel Carqueija, Tatiana Alves, João Batista Melo, Chico Pascoal, André Carneiro, Jorge Luiz Calife, Mustafá Ali Kanso, Tibor Moricz.

Além destes autores, a antologia terá um ensaio sobre FC e FC brasileira assinado por Ramiro Giroldo, doutorando na Universidade de São Paulo.

Anúncios

Tags: , ,

24 Respostas to “Contos Imediatos – Sai a capa.”

  1. Romeu Martins Says:

    Espero que o conteúdo seja melhor que a embalagem.

  2. Ivo Heinz Says:

    Oi Tibor.

    Não estou te entendendo, no post “A FC Muda a Sua Cara” você escreveu:

    “Volta e meia retorna à discussão a decisão editorial da Aleph no sentido de trabalhar livros de ficção científica com capas que alguns chamam de anódinas, mas cujo intuito é não escancarar o gênero.

    Eu, particularmente, apóio essa decisão.”

    E agora você elogia essa capinha chinfrim ???

    FC mais escancarado impossível, e vamos e venhamos que concordo com o Romeu, a capa é feinha.

    • Tibor Moricz Says:

      Mas EU gostei da capa, oras! Como disse, reúne todos os clichês de gênero, mas a linguagem utilizada a tornou palatável. Mais parece um livro destinado a leitores infanto-juvenis, mas apesar disso me agradou.

  3. Davi M Gonzales Says:

    Parabéns Tibor!

    tenho certeza que sua contribuição será bem interessante.

    Abrçs.

  4. Ana Lúcia Merege Says:

    Olha… se a antologia é só de FC espacial, robôs, essa linha, a capa não ficou ruim. Não quero dizer que é bonita e sim que é adequada. Não sei se você entendeu… seria o equivalente de uma capa estilo Frazetta para fantasia tipo “sword and sorcery”.

    De qualquer forma: sucesso pra você e pros demais autores, inclusive o robozinho da capa, filho do Bender de “Futurama” com o Homem de Ferro.

  5. Ana Lúcia Merege Says:

    E sobrinho neto do Homem de Lata de Frank L. Baum. 😉

  6. Alex de Souza Says:

    Independente de feiúra ou boniteza da capa, desejo sucesso na empreitada editorial. Publicar é sempre bom.

  7. Horacio Corral Says:

    Gostei da capa. Ela é singela e menos agressiva e presunçosa do que a maioria dos livros de FC atuais. Apoio o trabalho do Causo, pois considero que ao lado de Braúlio Tavares e do Nelson de Oliveira, é uma das pessoas que possui o melhor arcabouço teórico-prático para confeccionar coletâneas de FC no Brasil. Parabéns pela participação na coletânea, Tibor.

    • Saint-Clair Stockler Says:

      Desculpa discordar, mas não acho que o Nelson de Oliveira tenha esse “arcabouço teórico-prático” (quanto ao Bráulio e ao Causo, inquestionável) todo, não. Ao menos, não em relação às literaturas “não-mainstream”, digamos. Tenho pra mim que ele se aproveitou de um momento pra embarcar nessa canoa da ficção de gênero (especialmente ficção científica) e faturar algum. Mas ele se esqueceu de que “ficção de gênero” de um lado e “ficção mainstream” de outro, cada uma tem as suas “regras”, “leis”, “manhas” ou seja lá como for: como prova a sua antologia Futuro presente, em que ele chamou gente mainstream pra brincar de fazer ficção de gênero, e cujo resultado ficou bem aquém do mínimo esperado e exigido.

  8. Delfin Says:

    A capa é interessante porque o traço a torna inclusive irônica. Não levar os clichês tão a sério é um modo de dar um algo a mais pra eles.

  9. Huguinho Says:

    A capa eu não achei lá essas coisas. Simpática, talvez. Mas de qualquer forma, parabéns aos autores.

    Em breve terei meu exemplar em mãos! E de preferência autografado!
    😉

  10. Massula Says:

    Gostei da capa.

    Para mim, ao contrário de evocar coisas juvenis e tal, tem um arzão até bem junkie.

  11. Roberto de Sousa Causo Says:

    Agradeço as palavras do Horacio. O livro é uma combinação de veteranos e novatos, e tem uma variedade temática e estilística considerável — o que é sempre importante quando se trata de ficção científica; como, aliás, o Nelson de Oliveira vem ressaltando. Não se trata de uma antologia infanto-juvenil, mas os editores ambicionam que ela seja adquirida pelos diversos programas governamentais de fornecimento de livros para bibliotecas escolares e públicas. É nesses programas que está o dinheiro de verdade — para os autores inclusive.

  12. Saint-Clair Stockler Says:

    Eu gosto, sim, da capa – mas tenho duas pequenas observações a fazer:

    A) Acho que ela seria mais adequada a uma coletânea de contos humorísticos e/ou satíricos, mas seria totalmente sem-noção pra um volume de hard science fiction;

    B) Tenho pra mim que muita gente que está metendo e que vai meter o pau nessa antologia está fazendo isso porque o organizador chama-se ROBERTO CAUSO. Se fosse o … ou a … (bote o nome de sua preferência no “…”), a coisa seria bem diferente.

  13. Roberto de Sousa Causo Says:

    A “Irmandade Silenciosa” que se recusa a calar-se… 🙂 Mas o livro está aí mesmo para ser apreciado e criticado. Espera-se apenas que as pessoas o leiam, antes de criticar.

  14. Cirilo S. Lemos Says:

    Gostei da capa, se a idéia fundamental for atingir as prateleiras das bibliotecas escolares. É o tipo que chamaria a atenção de um jovem leitor. Trata-se de investimento na criação de leitores-consumidores, afinal, ensinar truques a cachorros novos é bem mais fácil.

  15. Chico Pascoal Says:

    Oi Tibor,
    Quem fez a capa??

    um abraço
    Chico

  16. Brontops Says:

    É do Claudio Mor: http://claudiomor.blogspot.com/

    O cara é bom. Aliás, estou curtindo bastante o livro.

    Abs

    • Tibor Moricz Says:

      Bom saber que está gostando do livro. Que tal participar da convocatória pra coletânea Brinquedos Mortais?
      Admiro seu trabalho pelo que li no portal e gostaria que tentasse.

      • Brontops Says:

        Oi

        Obrigado pelo convite.

        Prefiro não dar certeza, tenho medo de não dar conta e depois iria ficar chato… Mas se conseguir uma brecha vou tentar, com certeza…

        Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: