A FC nacional é mimimi?

trolls33

Capa é bobagem? A FC nacional é velha e fracassada? Os autores escrevem apenas para as panelinhas, “pros” manos? São dinossauros que perderam o bonde da história e não sabem mais o seu lugar? A FC não se comunica adequadamente com leitor nenhum? A FC nacional conhece seus leitores? Os leitores conhecem a FC nacional?

Vejo essas questões saltitarem alegremente na virtualidade, emitidas por alguns Trolls que vituperam a torto e a direito nem sei bem por que. Deve ser algum problema de paralisia cerebral.

A FC nacional está passando por uma espécie de “boom” de publicações (ainda muito aquém do ideal), sinal mais do que claro de que encontra reflexo no mercado. Vende, em outras palavras. Se vende, tem leitores. Se tem leitores, está no caminho certo. E ainda está publicando autores novos, talentosos.

Se esse “boom” vai prosseguir e por quanto tempo, só saberemos com o andar da carruagem.

Eu, particularmente, estou bastante otimista.

Os Trolls imprecam, a caravana passa…uiuiui.

Mudando de assunto, há uma entrevista minha realizada pelo Afonso Luis Pereira Pereira do site/blog Contos Fantásticos. Dêem um pulo lá e leiam.

Anúncios

Tags: , ,

6 Respostas to “A FC nacional é mimimi?”

  1. Erick Sama Says:

    Ainda estou mais preocupado com as divisões internas desse minúsculo mercado do que com as opiniões de óbvios trolls. Otimista, mas lá no fundo triste.

  2. Félix Maranganha Says:

    Eu tenho minhas reservas quando o assunto é FC nacional. Realmente, às vezes parecem os escritores terem perdido o bonde da história, às vezes não. Creio que uma adaptação pessoal é necessária, mais cedo ou mais tarde nesse filão do mercado.

    Por outro lado, os que se adaptam vem conseguindo público, e não é um troll petrificado que dirá o contrário.

  3. Romeu Martins Says:

    A solução pra FC nacional eu não sei, mas para resolver o problema dos trolls não é difícil. Basta seguir o que diz aquela placa dos zoológicos: Não alimente os animais.

    Quando eles aparecem, basta expulsá-los das comunidades e dos comentários. Sem atenção, as pestes somem.

  4. Delfin Says:

    Todo grupo literário tem panelas. Existem motivos pra isso. Inteligente é se desvencilhar delas e ter um nome que se destaque. As panelas, com o tempo, podem ser prejudiciais e/ou limitadoras. Mas não necessariamente ruins. Cada autor tem sua postura e só acho mimimi que se ache que o escritor nacional é relegado a um canto inferior. Cada autor constrói seu espaço. Já disse, o autor tem que produzir, publicar, continuar produzindo, publicar, aparecer e crescer sem se deixar abater. Os resultados aparecerão.

    • Erick Sama Says:

      Concordo plenamente como o Delfin, acima. Assino embaixo. Mais produção, autores, menos falação!!!

  5. horaciocorral Says:

    Parafraseando o Delfin em uma gravação, feita por mim, reproduzida durante a Mesa-Redonda de FC Brasileira na Livraria Cultura para uma platéia de escritores de FC brasileiros inquieta:
    _ Meu! esqueçam de tudo isso! Vocês despontam para o fracasso… esqueçam isso de terceira onde, segunda onda, etc. O que você precisam fazer é se preocupar menos com isso e se preocupar em produzir…. escrever, escrever, escrever, escrever, produzir, produzir.

    Foi incisivo, provocador e talvez, acordou alguém.

    Alguns vestiram a carapuça durante a mesa-redonda, foi divertido.

    Resumindo, continuo a concordar com o Delfín e feliz com a quantidade de escritores bons, e ruins, que surgem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: