Leitores-Beta, agradeça aos deuses por existirem.

Pelo no Ovo

Não há nada mais angustiante que, ao terminar um novo trabalho, enviá-lo para leitores-beta e aguardar as porradas que virão. E elas sempre vêm. Mande para cinquenta bem aventurados leitores e os cinquenta apontarão problemas em trechos onde você jurava não existir nenhum.

Mande para mais cem depois disso. Novos problemas serão detectados.

Claro que você não precisa concordar com todos eles. Mas quando mais de um leitor aponta o mesmo trecho, esqueça todo seu pré-conceito com relação àquele fragmento da história e trate de reescrevê-lo.

E nunca mande para amigos ou familiares. Por mais bem intencionados que estejam, sempre quererão agradá-lo.

Entreguei O Peregrino, meu novo romance, para quatro homens corajosos. Dois deles mais próximos, escritores como eu, tarimbados, cultos e, embora atarefadíssimos, dispostos a me ajudar. Os outros dois, embora nem tão próximos também conhecidos – e igualmente atarefados; escritores, formadores de opinião, críticos, resenhistas.

O romance (240 páginas) recebeu 198 indicações de problemas. Muitos deles eu nem imaginava que existissem. O resultado final, depois de exaustiva releitura e intermináveis correções, ficou muito bom.

Acabou aí a tormentosa Via Crucis? Não. Agora existem dois editores canetando o original, prontos para me esfregar na cara outra penca de possíveis problemas.

Como o Delfin disse, não existe o leitor ideal. Sempre vão achar um pelo no ovo.

Mesmo que você faça depilação a laser.

Tags: , , ,

4 Respostas to “Leitores-Beta, agradeça aos deuses por existirem.”

  1. Jose roberto Says:

    ótimo! E eu Que estou lá apanhando do Baronato, passei pela bsteira de mandar pra uns amigos.
    A melhor crítica que tive foi de Editores (O Gian e outro) e de um desconhecido.

  2. Antonio Luiz Says:

    Sinto não ter tido tempo de ler a segunda versão do Peregrino, Tibor, a cirurgia que tive de fazer me atrapalhou bastante. Espero que a leitura da primeira tenha ajudado.

  3. Leonardo Zegur Says:

    Tem razão, é mesmo! Eu mandei meu livro para 3 amigos lerem e adivinhem só: estava ótimo, perfeito, muito bom. Isso não ajuda muito! =/

Deixe um comentário

