Desacordo ortográfico. A exaltação da diferença.

web_CAPA_desacordo ortografico

Como se em resposta ao “desacordo linguístico” que o Antonio Luiz citou em seu comentário no último artigo, a Não Editora lança Desacordo ortográfico, antologia organizada por Reginaldo Pujol Filho que valoriza a diferença da língua portuguesa, com textos de autores como Altair Martins, Luandino Vieira, Luis Fernando Verissimo e Pepetela, entre outros.

Uma provocação ao pensamento do igual. Uma exaltação da diferença. Desacordo Ortográfico pode ser classificado como uma homenagem à nossa língua-mãe. O projeto não quer se opor ao Acordo Ortográfico, mas deseja provocar e valorizar a diferença na língua portuguesa. O livro reúne autores que, em vez de escrever no bom português, preferiram adotar os seus ótimos, estranhos e lindos portugueses.

Um time de peso e representativo participa do Desacordo Ortográfico: Altair Martins, Cardoso, Gonçalo M. Tavares, João Pedro Mésseder, Luandino Vieira, Luis Fernando Verissimo, Luís Filipe Cristóvão, Manoel de Barros, Marcelino Freire, Maria Valéria Rezende, Nelson Saúte, Olinda Beja, Ondjaki, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Pepetela, Reginaldo Pujol Filho, Rita Taborda Duarte, Rogério Manjate e Xico Sá.

“O grande escritor não entra em acordo com a palavra, com a gramática, com as regras. Ele desafia essa turma todos os dias. Torce, retorce, distorce grafias e significados. Por isso o Desacordo Ortográfico. Porque é também desse desacordo, desse desajuste em relação à língua que surge a literatura. É daí que vem o espanto diante de um texto. O espanto que me inspirou a ser leitor e escritor e creio que inspirou tanta gente. E o Desacordo não é novidade não. Já estava nas ignorãças do Manoel de Barros; No gigolô das palavras, do Luis Fernando Veríssimo; e na Luuanda do Luandino Vieira. O trabalho aqui não foi procurar só textos novos, mas textos renovadores e inspiradores. Apresentar um conjunto que mostre que bonito é ser diferente, não igualzinho. Que tantos desacordos podem viver em perfeito acordo nesse mundo que é a língua, que é a literatura”, explica Reginaldo Pujol Filho.

Para divulgar o projeto e incentivar ainda mais vozes e sotaques da língua portuguesa, foi criado um blogue. Nele, estão os vídeos de divulgação com autores, editores e convidados lendo trechos do livro. O endereço do blogue é http://www.desacordo-ortografico.blogspot.com/.

LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE DESACORDO ORTOGRÁFICO, de Reginaldo Pujol Filho (organizador).

Data e horário: 13 de novembro de 2009, às 19h.

Local: Complexo Master (Praça Garibaldi, nº 46 – Porto Alegre – RS). Entrada franca.

Preço: R$ 27,00 o exemplar

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Desacordo ortográfico. A exaltação da diferença.”

  1. Cirilo Lemos Says:

    Pepetela é ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: