Aplausos para o Prêmio melhores do ano – 2010

Muito se falou sobre a possibilidade de criarem um concurso ou prêmio literário com o intuito de premiar trabalhos publicados em anos anteriores. Várias vozes, todas elas defendendo um projeto semelhante, mas ninguém tomando a frente, arregaçando as mangas e botando o blá-blá-blá de lado para agir.

Bem, a Ana Cristina Rodrigues arregaçou as mangas. Não tem nome especial, além de “Prêmio melhores do ano – 2010”, mas é a demonstração de que querer é poder. Eu espero, muito, que esse “querer” se perpetue pelos anos vindouros, seja pelas mãos da Ana, seja pelas mãos de outra pessoa ou entidade e esse prêmio se profissionalize, nos oferecendo uma legitimidade que até então não vínhamos tendo.

Nossa literatura fantástica, que vem crescendo a olhos vistos – pelo menos quantitativamente, ainda não podemos mensurar direito esse crescimento em níveis qualitativos – precisava de alguma coisa assim para dar-lhe um rumo e construir uma base sólida, capaz de dar a Cesar o que é de Cesar.

Essa iniciativa que premia as categorias de Romances / Novelas, Antologias de autor, Coletâneas, Contos, Não-ficção, Revista / Zines, Ebooks, Ezines, Site de contos, Sites informativos / Resenhas, Resenhistas / Colunistas / Comentaristas, Editores / Organizadores, Editoras e Capa, deve ser aplaudida.

Espero também que cada voto seja pautado pelo senso crítico, pela honestidade, e não pelo bairrismo, coleguismo, panelismo ou puxa-saquismo, como é comum ver em votações “populares”, sem um corpo de jurados pré-definido (Opa! Mudanças recentes nas regras visam coibir essa prática, mais um ponto a favor da organizadora).

“Modo Publisher on”

Estou lá na categoria Resenhistas/Colunistas/Comentaristas. Lembrem-se de mim.

“Modo Publisher off”

“Modo mi-mi-mi on”

Gostaria de estar também na de Sites informativos/Resenhas, mas a Ana ponderou que o É só outro Blogue não é um espaço de divulgação literária, embora 119 de suas 138 postagens tenham sido especificamente sobre literatura de gênero. Fazer o quê, né? Torço para que no ano que vem esse equívoco seja corrigido.

“Modo mi-mi-mi off”

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: