Contos de fadas para adultos?

Contos de fadas narrados de forma original e adulta são a aposta do mercado editorial

Em sintonia com o crescimento da literatura de fantasia no mundo e com os muitos eventos relacionados ao assunto no País, as editoras iniciam a publicação de literatura com um público-alvo que vem sendo esquecido: o adulto. Na ponta dessa tendência, a Tarja Editorial lança o livro Reino das Névoas – contos de fadas para adultos, da escritora paulistana Camila Fernandes, uma das autoras da coleção Necrópole e participante de várias antologias, como a recente A Fantástica Literatura Queer.

Ganhadora de uma bolsa oferecida pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a obra traz 7 histórias no estilo dos contos de fadas em sua forma original: violenta, quando necessário; bela, quando possível; picante, quando ideal.

O livro, de visual ousado, contém ilustrações da própria autora abrindo cada um dos contos do livro, com novas histórias que brincam com elementos clássicos: príncipes e princesas, feiticeiras, maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Trata-se de um livro de contos de fadas que não se autocensuram e, ao mesmo tempo, têm o sabor da moderna ficção fantástica.

A apresentação, do escritor Richard Diegues, dá uma noção da obra: “Gosto de contos de fadas. Todos gostam. São histórias que ouvimos de pessoas queridas, desde tenra infância, com finais felizes, sempre nos transmitindo uma moral que devemos aprender e conservar para os futuros adultos em que nos tornaremos. (…) Crescemos com eles em nossa memória. E, então, chegamos à vida adulta e aprendemos que nem tudo neles é realmente factível na vida real. Enfim, começamos a nos perguntar: o que foi escondido pelos escritores que, ao longo dos tempos, foram adaptando, lapidando e moldando essas lendas para torná-las palatáveis? O que nossos pais esconderam sutilmente de nós enquanto os liam na cabeceira de nossas camas? Agora que somos adultos, procuramos por essas respostas. E aqui, neste livro, elas estão em cada linha (…).”

As ilustrações são um diferencial. “Sempre adorei livros ilustrados. Quero oferecer ao leitor o tipo de obra que eu mesma procuro”, explica a autora. Ela ainda destaca o fio condutor do livro: “o despertar para o mundo adulto e para o autoconhecimento, na forma dos vários perigos que os personagens têm de enfrentar para passar de um estágio a outro na vida. Minha proposta é usar a fantasia para falar da realidade”.

Reino das Névoas é uma ótima pedida para relaxar os olhos e a mente, desviando-se um pouco dessa neblina do politicamente correto que vem encobrindo a literatura nacional nos últimos anos.

Tags: , , , , ,

21 Respostas to “Contos de fadas para adultos?”

  1. Jauch Says:

    Seria a “capuchinho” (chapeuzinho) vermelho na capa? Os contos são originais, no sentido de retirados completamente da mente da autora, ou são uma adaptação de “contos de fadas” mais tradicionais?🙂

    • Tibor Moricz Says:

      Eu ainda não li o livro, Jauch. Essa postagem é uma apresentação do Press-release da obra. Mas, conhecendo a autora, vou dar um palpite: devem ser histórias inteiramente criadas por ela.

    • Mila F Says:

      Jauch, a personagem na capa faz referência à Chapeuzinho, sim. Muitos dos contos fazem referências a histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e A Bela Adormecida, mas os contos trazem tramas novas e não adaptações ou releituras. Dizer que teriam sido retirados completamente da minha mente seria muita pretensão, pois muitas histórias clássicas me inspiraram e me influenciaram na hora de escrever esse livro. Mas, sim, as histórias são minhas. Minha amiga Cris Lasaitis, ao fazer a leitura crítica desse livro, definiu o conto-título como uma mistura de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Condessa Bathory. Acho que é bem por aí mesmo. Espero que goste do livro.😉

  2. Jauch Says:

    Ah.
    Fixe. Assim é sempre (ou quase sempre) melhor.

  3. marcelotonidandel4@gmail.com Says:

    Oi, Tibor, depois de ler sua análise, me deu mais vontade de comprar esse livro. Só pela atitude de um livro ilustrado para adultos, já é um diferencial. abs
    M<arcelo

  4. Mila F Says:

    Obrigada pelo destaque, Tibor. Espero que goste do livro.🙂
    Beijos,
    Camila

  5. Ana Lúcia Merege Says:

    Sou fã da Mila e de contos de fadas… claro que vou ler!

    Mila, você vai estar no Fantasticon? Vou no sábado e estava pensando em comprar o livro lá. Talvez, com sorte, possamos nos conhecer pessoalmente!

    Parabéns e tudo de bom!

    • Mila F Says:

      Ana, o livro vai ser justamente lançado no Fantasticon! Estarei lá durante toda a tarde do dia 13, sábado, até o final do dia. O livro estará à venda na banca da Livraria Moonshadows, assim como os outros lançamentos do evento. Espero que a gente possa se conhecer, sim, finalmente!
      Obrigada e um beijão.

  6. Marcelo Bighetti Says:

    Mila, graças ao Tibor você ganhou mais um leitor. Parabéns pelo livro. E Tibor… pode ficar tranquilo que vou ler o livro dela depois do Peregrino. Abraço a todos

    • Tibor Moricz Says:

      Ah! Você sabe o que te aconteceria se lesse o dela primeiro, não sabe?😉

      • Mila F Says:

        Meninos, não briguem, eu não ligo de o meu livro vir depois, juro, rs! Valeu, Marcelo, espero que você goste!

  7. Claudio Augusto Says:

    esse livro da minha amiga Mila Fernandes é muito bom
    ela escreve muito bem vai seru sucesso de venda
    os contos de fadas é um tema muito abordado no curso de psicologia ,pedagogia e letras .
    bem parabéns Mila Fernandes

  8. Flávio Medeiros Jr. Says:

    Esse também me interessou muito mesmo. E pretendo adquirir no Fantasticon, com o “visto” da autora. Chuta a lata, Mila!

  9. Alex de Souza Says:

    Sumiu do twitter, Tibor? Tive que vir direto ao blog pra ver se tinha atualização! Vou botar o livro da moça na listinha de compras.

    • Tibor Moricz Says:

      Estou no twitter em doses homeopáticas. Mas tuitei essa postagem e outras coisas polêmicas nesses últimos dias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: