Adorável noite de Adriano Siqueira – lido e comentado

Adriano Siqueira em pessoa me presenteou com o seu livro, no dia do lançamento de Crônicas de Atlântida de Antonio Luiz M. C. Costa. Prometi-lhe que leria o livro e faria uma resenha no É só outro blogue o que acabou acontecendo só recentemente devido ao volume de leituras profissionais (mas não só) que tenho tido.

Bem, desde então venho me perguntando se devo fazer uma resenha honesta, ou não. Adriano Siqueira é um vampiro notório e, embora bonachão, tem dentes que impõe respeito.

Pensei: “Às favas os dias futuros. Vou dizer o que precisa ser dito, doa a quem doer”.

E foi assim. Peguei o livro numa noite de borrasca, ventos terríveis balançavam as cortinas, relâmpagos cortavam os céus. Abri a primeira página e, após um estrondo ensurdecedor, as luzes se apagaram. Liguei uma lâmpada de emergência, fechei as janelas com pressa e me encolhi num canto do quarto, olhos pregados nos pequenos e inúmeros contos que recheiam o livro.

Li tudo em poucas horas.

Trata-se de uma antologia que chama a atenção pela quantidade infindável de contos. Alguns bem curtos. Todos eles com a marca inconfundível de Adriano Siqueira. Existem vários que estão longe de ser bons, existem muitos que não são bons nem ruins e alguns que se destacam. Um deles publicarei ainda essa semana neste blog.

Apesar disso, gostei muito do livro. Há nele uma carga enorme de despretensão e é justamente essa a sua principal qualidade. Adriano Siqueira é uma figura carismática, amiga. Essas virtudes estão no livro. Ele transpôs para o papel muito do que ele é. E isso nos obriga a uma leitura descompromissada. Como leitor atento e desarmado, recomendo a sua leitura.

Se você conhece Adriano Siqueira, identificará de imediato uma extensão dele em Adorável noite. Se não o conhece, procure-o pelos becos. Tenho certeza de que vai gostar conhecê-lo. Saído de uma das obras de Stephenie Meyer, um dentuço que brilha, e não só durante o dia.

Se estiver interessado no livro, você encontra ele aqui.

Tags: , , , ,

5 Respostas to “Adorável noite de Adriano Siqueira – lido e comentado”

  1. Jauch Says:

    Curiosamente, estava ouvindo “Music for Vampires” (Dead Can Dance), quando chegou ao meu e-mail esta sua resenha…
    Acho que isso é um sinal.
    Quando possível, vou tentar adquirir esta obra.🙂

  2. marthaargel Says:

    Excelente e precisa sua avaliação, Tibor. O Adriano é único, indefinível e adorável.
    E como você muito bem apontou, ele está por inteiro, sem afetações nem auto-enaltecimento, nas páginas de um livro que é a síntese e a continuação de tudo que ele tem feito há mais de uma década. Um livro pródigo em qualidades muito em falta no mercado: autenticidade, criatividade, cumplicidade com o leitor.
    Martha Argel

  3. Horacio Corral Says:

    Concordo plenamente com a Martha e com a sua resenha. Há autores que não deveriam ser analisados apenas pela sua qualidade literária e sim pelo seu impacto social, os contos e projetos do Adriano vão além das páginas do livro mas também estão contidos lá – como você assinalou. Parábens pela resenha e ao Adriano pela publicação!

  4. Alvaro (Pai Nerd) Domingues Says:

    O livro Adorável noite é bem divertido. E o Adriano também.

  5. Elisandra Says:

    Adorei a resenha, belas palavras…eu também li o livro e o recomendo…ainda mais porque certos personagens me encantaram…rsrsr…beijokas elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: