Paradigmas 1 – Comentários

paradigmas1

Para tentar escapar de uma maldição predita pelo Romeu Martins por ter deixado este volume da série Paradigmas de fora, corrijo-me agora. Fui buscá-lo onde estava, li novamente os contos e faço a cada um deles os meus mais singelos comentários.

MAI-NI Expressas – Richard Diegues

Para mim este é mais um capítulo dentro desde fascinante universo criado pelo Richard. Se fosse ele transformaria esses capítulos num romance. Vale a tentativa.

Vento, Seu Fôlego. O Mundo, Seu Coração – Jacques Barcia

Não sei se é conto, não sei se é ode. Mas é excelente. Muito bem escrito.

Um Forte Desejo – M.D. Amado

Bem escrito. Mas não explica o que uma mulher com a barriga totalmente aberta, com os intestinos espalhados, está fazendo, incólume, numa mansão. Enfiar a “calda” no ânus… É pra dar uma boa sopa (rs)? Trocaram o lobisomem por um réptil. No mais nenhuma novidade.

O Mendigo e o Dragão – Bruno Cobbi

Um conto bom. Narrativa firme. O rapaz leva jeito pra coisa.

Una – Roberta Nunes

O gênesis recontado. Não sei se gostei ou não. Essa dúvida me mata.

Fogo de Artifício – Eric Novello

Um surpreendente trabalho. Cenário e ambientação impecáveis. Pude ver a ação como se participasse dela. Esse é um pouco do universo que ele vem desenvolvendo. Vai fazer sucesso.

Aqui Há Monstros – Camila Fernandes

Um conto belo, mas que não surpreende.

Sinfonia para Narciso – Cristina Lasaitis

Mesmo tendo feito o leitor distraído engolir uma mesóclise logo na primeira linha (nada de errado, apenas inusual), acaba por nos presentear com um ótimo conto. E ótima condução narrativa. Só os personagens são meio burrinhos… Não é que não conhecem o mito de Narciso?

A Lenda do Homem de Palha – Leonardo Pezzela Vieira

Não achei nada assustador. Me parece um gigantesco clichê, como se já tivesse lido histórias assemelhadas aos montes antes desta.

A Teoria na Prática – Romeu Martins

Acho que o Romeu é o líder da organização que visa lançar o mundo no caos da informação e desinformação. Acautelem-se!! Um bom conto.

O Combate – Maria Helena Bandeira

Achei o conto envolvente. Imaginei uma realidade alternativa onde gladiadores lutavam pela vida (ou para perdê-la), mergulhei na história, ansiando pelo final, pelas surpresas que leria. Mas fiquei decepcionado. De todos os finais possíveis, a autora foi escolher o mais clichê. Gostei do conto apesar disso.

O Templo do Amor – Ana Cristina Rodrigues

Já havia lido esse conto antes. Não gostei na ocasião. Continuo não gostando.

Madalena – Osiris Reis

Um excelente conto. Me manteve absorto na leitura. Para mim, o melhor desse volume de Paradigmas.

Tags: ,

3 Respostas to “Paradigmas 1 – Comentários”

  1. Romeu Martins Says:

    Escapou da maldição, Tibor. Valeu o comentário!

  2. Jacques Barcia Says:

    Obrigado pelo comentário, Tibor. Bom que gostou.

  3. Osíris Reis Says:

    Eitcha! Eheheheeheh! Brigadão, Tibor! Fico rindo de orelha e orelha que o “Madalena” tenha te prendido a atenção assim, e que o tenhas em tão elevada estima. 😀 Valeuzão!

Deixe um comentário